Confusão muito comum no dia a dia, até pelo fato da pessoa poder ter artrite e artrose ao mesmo tempo! Primeiramente é preciso entender que artrite não é uma doença, e sim um estado de inflamação da articulação que pode se encontrar dolorida, inchada e até mesmo mais quente. Em exame de imagem como a ultrassonografia de joelho por exemplo, é a famosa “água no joelho”. Várias doenças podem causar artrite, entre elas a osteoartrite, mais conhecida como artrose.
Quando você diz que tem artrite está apenas falando da condição da sua articulação que está com uma inflamação que pode ser aguda ou crônica. É muito importante que a causa de sua artrite seja investigada por um reumatologista, pois boa parte pode ser causada por doenças autoimunes que exigem o uso de imunossupressor, como artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico, espondilite anquilosante, entre outras. Apenas sabendo a causa da artrite é possível escolher o melhor tipo de tratamento!
A especialidade mais importante para se consultar nestes casos é a Reumatologia!
A dra. Ilanna Rócha é médica especialista em Reumatologia pelo Hospital das Clínicas – UFPE e atende no consultório em NATAL – RN, ela é referência no tratamento de Artrose e suas complicações.
Tem vasta experiência no tratamento de doenças que afetam a articulação e causam dores diárias, atrapalhando a qualidade de vida do paciente.
Além disso, possui certificação internacional para realizar o tratamento de ondas de choque, um dos melhores da atualidade para eliminar as dores de tendinopatias, e mais recentemente vem sendo usado também para casos selecionados de artrose de mãos e joelhos.
Artrose é a causa mais comum de artrite e trata-se de uma doença em que ocorre inflamação da articulação com desgaste da cartilagem, o que resulta em dor, rigidez e redução da mobilidade . Uma das características principais da artrose no exame de imagem como radiografia são os osteófitos, que quando aparecem na coluna são conhecidos popularmente como bico de papagaio.
Um dos aspectos mais desafiadores da artrose é que, atualmente, não existe cura conhecida. No entanto, isso não significa que não haja tratamentos eficazes disponíveis para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.
O tratamento para artrose geralmente se concentra em aliviar a dor, reduzir a inflamação e melhorar a função articular, e deve ser baseado nas comorbidades, gravidade da mudança estrutural, nível de dor e restrição das atividades diárias. Aqui está uma visão geral das principais abordagens utilizadas:
É importante que as pessoas com artrose trabalhem em estreita colaboração com seus profissionais de saúde para desenvolver um plano de tratamento abrangente adaptado às suas necessidades e objetivos específicos. Embora não haja cura para a artrose, com a combinação certa de tratamentos e ajustes no estilo de vida, é possível controlar os sintomas de forma eficaz e manter uma boa qualidade de vida.
Lembre-se de que a experiência de cada pessoa com a artrose é única, portanto, o que funciona be
Clínica Digestlap:
HC Plaza – Rua Cel. Auris Coelho, 285, Sala 915, Torre
2, Lagoa Nova, Natal, Rio Grande do Norte
Clínica e Laboratório Tércio Rosado:
Rua Mossoró, 717, Petrópolis, Natal, Rio Grande do Norte